Margens e o sangria no Corel Draw

Bom Dia, vamos ver um que atormenta muita gente na hora de fechar o arquivo para gráfica, as margens e o sangria.

Tem gente que adora colocar o texto e também objetos logo no limite do sangramento, mas temos sempre que levar o fato a questão do sangramento e das margens existir não é por beleza, sim por segurança, veremos um exemplo abaixo:

Um retângulo preto está bem na divisa entre a parte interior e exterior no nosso documento, a linha demarcada no meio é o sangramento, ou seja, o limite máximo, onde o trabalho será devidamente cortado. Para poder exibir seu sangramento pontilhado sobreposto por qualquer objeto lhe facilitando saber aonde seu trabalho será cortado, vá a Exibir > Exibir > Sangramento.

Notamos que na esquerda temos o sangramento externo, o mesmo é usado para sabermos até aonde devemos deixar sobrando um pedaço de nosso trabalho, o objetivo do sangramento externo é fazer com que na hora que o cortador fizer o corte no trabalho, não aconteça de ficar linhas brancas caso dê uma variada no corte, pois terá sempre um pedaço para o lado, principalmente quando seu trabalho é feito com corte especial, que a faca varia mais ainda.

Vemos a nossa direita a margem de segurança, é ela que causa polêmicas da parte dos clientes e tira o sono de muita gente, sempre tem aquele cliente que diz, “Chega só um pouquinho pro canto, encosta bem ali”, e é ai que mora o perigo, a margem de segurança serve para garantir que mesmo o corte variando para dentro não irá degolar texto, logomarca ou alguma informação importante em nosso trabalho.

Para todos que não tem noção de quanto utilizar de margem em seu trabalho, criei uma tabela, e estou disponibilizando abaixo, é bom lembrar que esses são os dados que eu uso no meu dia-a-dia independente de local de trabalho, com esses dados eu garanto que seu trabalho sairá perfeito, sem cortes indesejados.


Agora que você já viu esta tabela, você pergunta, mas por que os menores documentos tem pequenas margens de seguranças, acontece que documentos pequenos, assim como imãs e etiquetas por sua vez cabem vários na mesma folha e são feitas facas de corte para os mesmos serem cortados mais rapidamente, portanto a faca de corte varia muito pouco se bem utilizado e por isso da para se usar melhor o trabalho. É isso ae, espero que ajude. Bom trabalho a todos.

Comentários

  1. Obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Adorei esse post, mas ainda tenho uma dúvida: como fazer sangria, faca e linha de segurança com corte especial? Eu fiz selecionando com beziér, mas não sei se está correto.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Você me salvou!! Estava lutando com isso! Muito obrigada, Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO BAIXA E INSTALAR ILLUSTRATOR 2021 COMPLETO SEM CRACK

Workshop "Produção de revista eletrônicas para iPad com Indesign" em São Paulo com Fabiana GO