Meus editores de códigos. Qual o seu?

Bom pessoal, depois de muito trabalho e correria ultimamente, fiquei algum tempo sem postar, mas espero agora dar continuidade as minhas postagens com mais frequência.

E neste retorno irei falar um pouco dos editores de códigos que utilizei e alguns que ainda utilizo.

EDITORES DE CÓDIGOS - Irei começar pelo Brackets que é um editor voltado para desenvolvimento web, que entende de Web Design. Fiquei positivamente surpreendido com este editor e recomendo a todos que o experimente. É o que utilizo atualmente em meus projetos. Então vamos lá.

BRACKETS

Brackets é uma ferramenta de desenvolvimento para web que permite a edição simultânea de códigos CSS, JavaScript e HTML. Significa dizer que, durante a criação dos projetos, será suficiente utilizar somente este programa. Ao contrário de softwares que adotam proposta semelhante, arquivos separados ou até mesmo editores distintos de códigos não vão precisar mais ser executados ao mesmo tempo.

Dessa forma, se a sua intenção é deixar seu trabalho ainda mais eficiente, Brackets poderá de fato lhe suprir algumas providenciais necessidades. E mais: este editor possui também um recurso de pré-visualização em tempo real das linhas escritas. Basta clicar sobre o botão “Live Preview” e checar, por meio do browser Google Chrome, os resultados das suas edições.


SUBLIME TEXT

O Sublime é limpo e o code highlight padrão é muito confortável. Confesso que nunca fui fã de editores com o fundo escuro. Comecei a gostar depois do Sublime. Você pode colocar esse arquivo no seu Dropbox e criar um link simbólico para o diretório do Sublime. Assim as suas configurações ficam iguais no trabalho e em casa, entre outras coisas legais.

O Sublime Text na verdade é um software pago, seu registro custa algo em torna de 70 Dólares, bem caro para os usuários brasileiros especialmente, mas acontece que o programa possui versões beta, que não necessidade de registro, e podem ser usadas por tempo ilimitado.
Então o que vamos fazer é instalar esta versão de testes ilimitada que não deixa a dever em praticamente nada a versão paga.

https://www.sublimetext.com/3



APTANA STUDIO

O Aptana Studio Community Edition é um programa excelente para quem procura ajuda ou economia de tempo na criação e desenvolvimento de aplicações da web 2.0. Ele vem com um conjunto de bibliotecas com suporte para: AJAX, PHP, HTML, CSS, Javascript, Ruby on Rails, Adobe Air, iPhone entre outras, permitindo que você crie sites com uma maior interação com o navegador.

Esta é a versão gratuita, entretanto apresenta diversas funcionalidades do IDE em sua versão paga, como edição, depurador (que executa somente no Mozilla Firefox), sincronização e administração de projetos. Ainda é permitido pré-visualizar os códigos CSS antes de sua finalização, arrastar e soltar os scripts (tornando o processo de trabalho mais ágil), bem como conta com uma documentação mais aperfeiçoada, garantindo a resolução de vários problemas e dúvidas que possam surgir durante o uso do sistema.

O programa possui suporte a diversas linguagens de programação e lhe auxilia na criação de códigos exibindo sugestões de comandos conforme vão sendo digitados. Ele também informa e alerta sintaxes incorretas através de um ícone vermelho ao lado da linha. Aptana Studio Community Edition continua apresentando suporte a FTP para que você possa fazer uploads, downloads e sincronização de arquivos diretamente com o servidor.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/aptana-studio-community-edition.htm#ixzz4AWsxOEpR


NOTEPAD ++

Notepad++ é um editor de texto e códigos fonte completo que suporta as mais diversas linguagens de programação e, sendo assim, uma ótima alternativa ao bloco de notas.

Dessa forma, com uma ferramenta mais avançada e versátil que outros editores de texto, você tem suporte às linguagens C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, Javascript, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBS, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembly, Ruby, Lisp, Scheme, Properties, Diff, Smalltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, AutoIt, KiXtart, Matlab, Verilog, Haskell e InnoSetup.

Possuindo muitas características favoráveis para facilitar o trabalho, como auto-completar, sistema de busca e substituição, interface funcional e navegação por abas, esse software livre se tornou um destaque entre os programadores.



Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/notepad-.htm#ixzz4AWt7IR3J

Bom espero que ajude para quem ainda não utilizou nenhum destes, vale a pena mudar. E se alguém usa outro editor bacana, compartilhem ae nos comentários conosco. Fiquem a vontade, afinal a ideia é compartilhar conhecimento e experiências. Abraço a todos. 

Marcio Sena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO BAIXA E INSTALAR ILLUSTRATOR 2021 COMPLETO SEM CRACK

Margens e o sangria no Corel Draw

Workshop "Produção de revista eletrônicas para iPad com Indesign" em São Paulo com Fabiana GO