As tendências atuais nos layouts dos novos sites na internet


     Imagem somente ilustrativa

Hoje irei dar minha humilde opinião sobre recentes tendências em relação aos layouts desenvolvidos para internet. Pois bem, o que se ver nos dias atuais, é uma forte tendência que já vinha desde o ano passado e está continuando este ano e com mais intensidade, os designers estão utilizando as fontes grandes, grossas e chamativas em seus layouts. Observa-se também um cuidado ainda maior com o espaçamento e “peso” das fontes, tem sido uma tendência na web 2.0, onde informação é tudo e texto é prioridade.


O Layout tipo “revista”, com artigos curtos, fáceis de ler, têm se mostrado cada vez mais forte. A tendência é de cada vez mais a adotar este conceito. Nota-se também que os designers aprenderam a valorizar a área mais importante do site em relação a seus usuários, é o topo. A tendência atual é inserir blocos de texto de apresentação com fontes grandes e chamativas, atraindo a atenção do visitante.


Outra mudança são as ilustrações à mão livre como componentes de layout. A ilustração personaliza um layout, é uma forte tendência ultimamente. Imagens e fotografias grandes também, já algum tempo e especialmente os sites estrangeiros, uma forte indicação a se utilizar imagens grandes.  


Outra mudança, são os sites de páginas únicas ou reduzidas, a pressa do usuário tende a criação cada vez maior de páginas únicas. Toda a informação, um só lugar. Também os links para mídias sociais e divulgação de participações off-site, algo que é praticamente obrigatório nos dias de hoje. Já que as mídias sociais estão cada vez mais populares, todo mundo faz parte delas e todos divulgarão cada vez mais isso em seus sites. 


Uma dor de cabeça quando vamos fazer um layout e mostrar o projeto ao cliente, são os espaços em branco, o cliente costuma não gostar nenhum pouco. Estes espaços em branco leva a concentrar a atenção do usuário aos itens realmente importantes no site.


A utilização dos Lightbox. Não chega a ser novidade, mas substituem o famoso pop up. Já que a maioria dos navegadores inibe o aparecimento dos Pop Ups, as pequenas janelas que aparecem ao iniciar o site. O Lightbox irá ser cada vez mais frequentes para exibir, vídeos, imagens, textos e etc. Têm também os ícones, eles estão cada vez mais em destaque e de várias formas e tamanhos.


Bem é isso, uma breve opinião do que estamos vendo de tendência nos dias de hoje na internet em relação aos novos layouts de sites.  Um abraço a todos e postem seus comentários e suas opiniões sobre o tema também.


Por Marcio Sena



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO BAIXA E INSTALAR ILLUSTRATOR 2021 COMPLETO SEM CRACK

Margens e o sangria no Corel Draw

Workshop "Produção de revista eletrônicas para iPad com Indesign" em São Paulo com Fabiana GO