Precisamos falar de Delivery. Crescimento, mas ainda muito a melhorar

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Bom amigos, estes dias resolvi pedir uma pizza, acessei meu aplicativo instagram e fui a vários perfis de pizaria, tudo tranquilo, link na bio para acessar seus sites, facebbok e fazer pedido via whatsapp direto. Prático, mobilidade, rapidez, pagamento via cartão ou PIX e eu sentado a frente da TV em minha residência, assistindo um bom filme pela Net Flix, a propósito, era a excelente série, Altered Carbon, pois bem, tudo tranquilo, mas a pessoa no whats de atendimento da marca, demorou muito atender o a mensagem, após muita demora responde, isso a uns 10 minutos após o primeiro contato, neste meio tempo, ja havia conseguido contato com outras duas marcas, conseguido cardápio em PDF e valores e já seus contatos aguardando meu pedido. Mas minha opção, seria a que aguardei por 10 minutos, pois j sou cliente presencial da mesma. 

Mas além da demora para responder a primeira solicitação, continuou demorando para responder as minhas perguntas. Isso já demorando uma eternidade, a pessoa soltou um "Desculpa, mas estamos um pouco congestionado aqui", após muito aguardar, solicitei o PIX para pagamento a pessoa além de demorar, mandou um CNPJ, os numeros da chave junto com "," e um texto enorme, quando o corretor seria somente o número da chave e logo depois seu texto, porque você facilita que o cliente copie o número da chave para colar no aplicativo do seu banco e efetuar o pagamento, sim, apesar de parecer um detalhe, mas quando falamos delivery, é facilidade, agilidade, bom atendimento. Quanto mais você atender melhor e facilitar o trâmite do pedido, o cliente mais satisfeito, pede de novo e se torna seu cliente ativo. Alguns clientes utilizam do PIX para facilitar e bem mais práticos para pagamento e recebimento de valores. Pois bem, logo após, atendente solta um "não temos tempo para enviar somente o número Sr.", fiquei estarrecido no momento. Apesar disso mantive a frieza, até porque conheço o dono e sei que o próprio, não é condizente com este tipo de atendimento, após uns 45 minutos conseguir pedir a pizza concluindo o pedido. Neste caso, demorou mais de 1h para saborear, pois 45 minutos para pedir e mais 30 para chegar. 

Por isso resolvi externar o acontecido e abordar alguns pontos deste novo normal, que está sendo bem ativo e real para grandes e pequenas empresas, o Delivery, mas que precisa sim, melhorar para assim, entregar um serviço de qualidade e que chegou para ficar.     

O serviço de delivery no Brasil cresceu muito nos últimos anos — e o aparecimento dos aplicativos são uma prova disso. A praticidade e o conforto de receber a refeição em casa, ou no trabalho, estimula o crescimento desse setor. Além da facilidade de fazer o pedido via celular — podendo acompanhar a compra.

A importância do consumidor e do delivery para o futuro do setor. O crescimento do delivery 

O delivery de comida passou por um expressivo crescimento, como consequência da pandemia do coronavírus. De acordo com uma pesquisa da VR Benefícios, houve um aumento de 32% no número de restaurantes adotando o delivery. O serviço deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. 

A pandemia de coronavírus alterou o comportamento dos brasileiros. Um deles foi o hábito de pedir delivery. Os gastos com esse serviço cresceram 149% no último ano, segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais. De acordo com um estudo feito pela Galunion, cerca de 32% dos consumidores têm feito em média, até seis pedidos por mês, e 24% realizam até dez no mesmo período. 

Em um estudo da Adyen, com 2 mil brasileiros, 63% afirmaram que passaram a usar mais apps de delivery ou retirada de comida (take out) durante a pandemia. Entre o público mais jovem, entre 18 e 34 anos, a adoção foi ainda maior, chegando a 70%. Um dado importante é que 57% pretendem continuar pedindo delivery mesmo com a reabertura dos restaurantes e ainda afirmam que esperam que os estabelecimentos que tenham passado a oferecer essa opção durante o isolamento, continuem a oferecê-lo mesmo após o fim da pandemia. E ainda, 39% dizem que devem diminuir a frequência com que visitam bares e restaurantes.

Alerta para empresas - Os principais erros no delivery e como evitá-los

Atrasos na entrega

Atrasar a entrega do pedido é uma falha comum que, para o cliente, se torna um grande incômodo. Dependendo do atraso, muitos consumidores desistem e solicitam o cancelamento do pedido — o que causa um transtorno logístico e financeiro para o restaurante.

Uma maneira de evitar esse tipo de erro é estruturando processos na cozinha que agilizem a produção do pedido. Estocar adequadamente ingredientes pré-prontos, como molhos e complementos, ajuda a otimizar a operação, por exemplo.

Entregar a comida em más condições

A integridade do alimento quando chega nas mãos do cliente é outro fator de muita importância. Os fregueses não gostam de receber o pedido com a embalagem gordurosa e com vazamentos evidentes, tampouco perceber que a comida foi revirada durante o transporte em função da má vedação do pacote.

Para solucionar o problema, a dica é investir em embalagens de alta qualidade, que resistam aos impactos sofridos durante a entrega. Para isso, é fundamental estudar as opções de pacotes e optar pela melhor alternativa, considerando o tipo de alimento entregue.

Mau atendimento

O bom atendimento é um dos fatores mais valorizados por clientes. Atos simples, como questionar se deseja incluir algo mais no pedido e solicitar um feedback após a entrega são atitudes que contribuem para a satisfação do consumidor. Para garantir um atendimento de qualidade, é preciso orientar os funcionários. Pode-se realizar treinamentos e avaliações periódicas dos colaboradores, de modo a obter melhor resultado.

Evitar erros no delivery é essencial para assegurar a satisfação do cliente e, assim, fidelizá-lo. Portanto, a empresa deve investir em soluções que possam melhorar a qualidade da entrega e garantir uma experiência positiva para o consumidor.

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