Estratégias de Marketing
Bom pessoal atendendo a pedidos estou postando aqui um artigo de Rafael Mauricio Menshhein muito interessante sobre Estratégias de Marketing, muito bom e uma leitura dos pontos fortes adotados no mercado para atingir os objetivos da marca ou produto. Boa leitura.
Dentro do Marketing, podem-se perceber inúmeras estratégias, planos desenhados para atingir objetivos e determinar qual o melhor caminha a ser seguido no mercado, suas possíveis alterações e também reações que devem estar devidamente detalhadas para que não apareçam surpresas ao longo do tempo, especialmente perda de mercado porquê não lembrou-se de um ou outro fator que pode ser uma variável que trará consigo o sucesso do concorrente.
Em mercados competitivos, todos são, não há como não olhar com muito cuidado, realizar estudos e determinar as melhores estratégias para cada novo, ou mesmo já inserido no mercado, produto ou serviço, pois muito mais do que apenas criar, é necessário que o Marketing faça um acompanhamento contínuo do andamento do mercado como um todo, desde os fornecedores até seus concorrentes.
As estratégias podem ser classificadas em termos como:
1 - Quanto a dominância de mercado:
Muito mais do que alocar a estratégia correta, é importante manter estudos constantes do mercado, avaliar a necessidade ou não de aumentar sua participação no mercado, correr riscos que estão já estabelecidos e apontam como contra-atacar a concorrência em caso desta conseguir colocar-se um pouco a frente na disputa por um mercado-alvo.
Por Rafael Mauricio Menshhein
fonte: portaldomarketing
Em mercados competitivos, todos são, não há como não olhar com muito cuidado, realizar estudos e determinar as melhores estratégias para cada novo, ou mesmo já inserido no mercado, produto ou serviço, pois muito mais do que apenas criar, é necessário que o Marketing faça um acompanhamento contínuo do andamento do mercado como um todo, desde os fornecedores até seus concorrentes.
As estratégias podem ser classificadas em termos como:
1 - Quanto a dominância de mercado:
- Estratégia de liderança teste;
- Desafiante;
- Seguidor;
- Nicho de mercado.
- Liderança de custos;
- Diferenciação de produto;
- Segmentação de mercado.
- Pioneiros;
- Seguidores imediatos;
- Seguidores tardios.
- Integração horizontal;
- Integração vertical;
- Diversificação (ou Conglomeração);
- Intensificação.
- Construir;
- Segurar;
- Ceifar ou colher.
- Prospector;
- Analisador;
- Defensor;
- Reagir.
Muito mais do que alocar a estratégia correta, é importante manter estudos constantes do mercado, avaliar a necessidade ou não de aumentar sua participação no mercado, correr riscos que estão já estabelecidos e apontam como contra-atacar a concorrência em caso desta conseguir colocar-se um pouco a frente na disputa por um mercado-alvo.
Por Rafael Mauricio Menshhein
fonte: portaldomarketing
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