Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Plágio ou não?

A festa de réveillon no Rio de Janeiro teve um sabor especial para quem passou a virada do ano na praia de Copacabana. Além da celebração por um novo ano que se inicia, dois milhões de pessoas presenciaram ao vivo a apresentação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Dia especial também para a empresa carioca Tátil Design, vencedora da disputa iniciada em março com 139 agências e que se fechou em oito finalistas: Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tátil Design (RJ) e Vinte Zero Um (RJ). 

Em formato tridimensional, que mostra pessoas dando as mãos e fazendo o desenho do Pão de Açúcar, em uma espécie de abraço, a marca foi escolhida por refletir os pilares exigidos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que deveriam transmitir a cultura local, o jeito apaixonante do carioca e do brasileiro de celebrar, projetar a imagem do Rio e do Brasil e promover a marca Brasil no mundo, além de, claro, se alinhar aos valores olímpicos, mantendo-se atual até 2016, quando acontecem os jogos.

Plágio
Apenas um dias após o anúncio, a criação foi alvo de diferentes acusações na internet - principalmente pelo Twitter. Usuários do microblog enxergaram traços parecidos com a marca da Telluride Foundation, uma organização não-governamental nos Estados Unidos. Outros afirmam que ela foi inspirada no quadro "A Dança", do pintor francês Matisse. Fiquem a vontade para dar suas opiniões sobre o assunto. Plágio ou não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO BAIXA E INSTALAR ILLUSTRATOR 2021 COMPLETO SEM CRACK

Margens e o sangria no Corel Draw

Workshop "Produção de revista eletrônicas para iPad com Indesign" em São Paulo com Fabiana GO