Parabéns Webdesigners. Previsões para o futuro da profissão em 2011
Bom amigos, resolvi postar hoje um artigo que aborda pontos importantes que estão acontecendo e tendências para o futuro do webdesigner.
1. Os portáteis ganhará grande importância.
Os aplicativos portáteis está sendo um dos focos principais entre webdesign nós últimos anos. No Dribbble, uma rede-social desenvolvida para designers compartilharem seus projetos, e você verá quantos de nós designers estamos trabalhando em aplicativos e interfaces para celulares e outros gadgets móveis. A maioria dos websites não dá grande importância para sua presença em dispositivos portáteis. A maioria das instituições que realmente alteraram e deram importância para sua presença nesses dispositivos foram grande corporações, centros de técnologia e websites como Amazon.com, Google, e Digg. Abram seus olhos paea esta área.
2. Cada vez mais especialistas em determinadas áreas do Web Design
Webdesigners recebem diariamente bem mais funções e tendo que aprender coisas novas e diferentes. O que antes se limitava ao design HTML e CSS hoje se extendeu a desenvolver soluções para dispositivos móveis, aplicativos web, “rich internet”, aplicativos (RIA), gerenciadores de conteúdo (CMS) e muito mais.
Estamos sendo obrigados a criar layouts que funcionem de maneira harmônica em monitores de grandes resoluções e ao mesmo tempo versões menores para dispositivos móveis e smartphones carregando Android. Isso nos leva a duas coisas. Segurança no trabalho é uma, pois isso abre a possibilidade de nos especializarmos em uma área e nos tornarmos especialistas em determinada área.
No futuro, haverá uma grande estratificação do webdesigner. Nesse momento, designers de aplicativos web, designers de aplicativos para dispositivos móveis e designers tradicionais estão aprisionados ao título de “web designer”.
3. Websites mais simples.
Está ocorrendo uma mudança de tendências na maneira que novos websites estão sendo projetados. Webdesigners estão esquecendo layouts complexos e exagerados, e estão optando por layouts simples e limpos com uma atenção maior nos pequenos detalhes, uma grande ênfase em tipografia – com ajuda das fontes para web e a chegada de formatos de fontes para a web (WOFF) – e interações mais fortes e ricas com a experiência do usuário
As estéticas mais simples significam páginas mais rápidas, o que se traduz em uma experiência mais rápida em dispositivos móveis e conexões de internet lentas, e menos confiáveis que a banda larga. E também aonde os tamanhos de tela são muito pequenos para suportar o excesso de elementos gráficos na tela. Essa tendência de design conhecida pelo termo “Menos é mais” parece que irá se extender, se não dominar, a estética dos websites em um futuro próximo.
4. Webdesign está substituindo o Design Gráfico
Designers gráficos costumam produzir identidades visuais como logotipos, papéis timbrados, cartões de visita e outros materiais impressos.
De qualquer forma, as empresas estão percebendo as oportunidades e a eficácia de fazer negócios através da internet. Empresários estão cada vez mais dedicados a colocar e melhorar a imagem de suas empresas na internet. Cartões de visita estão sendo substituídos por perfis no Twitter ou Facebook. Cartas, panfletos e papéis timbrados estão sendo substituidos por e-mail marketing, e newsletters feitos em HTML.
Nós estaremos presenciando um futuro aonde isso irá acontecer cada vez mais. ferramentas de marketing tradicionais e impressas serão substituídas por novas ferramentas on-line.
Fonte de informação: zoomdigital
Web Designers, parabéns pelo nosso dia, beleza, criatividade e futuro! Parabéns a todos. 24 de fevereiro - Dia do Web Designer
Comentários
Postar um comentário