Por que as empresas precisam de um aplicativo móvel?
Hoje a coisa mais fácil é vermos as pessoas e seus smartphone ou tablet, seja na rua, restaurantes, bares, festas, etc. Segundo algumas pesquisas e estudos o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil e uma parcela dos brasileiros teve seu primeiro acesso através de um smartphone ou outro dispositivo móvel. E a expectativa é que este número continue crescendo. Seguindo esta tendência, o número de empresas lançando aplicativos móveis só tende a crescer cada vez mais pela necessidade de está dentro desta rede atual dos usuários cada vez maior.
Alguns pontos que precisam ser analisados abaixo.
Sua empresa precisa saber qual objetivo alcançar com o aplicativo móvel?
O objetivo do aplicativo deve está bem definido. Lançar um aplicativo somente por lançar, pode não trazer os resultados esperados, com baixo número de downloads e pouco engajamento dos clientes. Se a empresa busca divulgar a marca é importante que o aplicativo possua um propósito definido e que a utilização traga benefícios ao usuário e o incentive a utilizar e divulgar o mesmo.
Os benefícios do aplicativo trará junto aos clientes?
O aplicativo não deve ser apenas uma reprodução do conteúdo do site, deve trazer um benefício ao cliente. Este benefício pode ser através de conteúdo adicional, solucionar algum eventual problema, sempre melhorando a experiência do usuário. Outro ponto interessante é disponibilizar novas funcionalidades, que se beneficiam de recursos do aparelho, como câmera, ligações, GPS, acelerômetro, enviar notificações e alertas aos clientes. Como exemplo, podemos ter uma loja enviando cupons promocionais a clientes passando pela região ou o aplicativo sendo utilizado como cartões de fidelidade.
Será se o aplicativo é a melhor alternativa? Ou um site responsivo é suficiente?
Bem, um site responsivo possui um design otimizado que se adapta ao dispositivo onde é acessado. Ao invés de criar um aplicativo que apenas reproduz o conteúdo do site, utilizar um layout responsivo é uma boa opção. Desta forma o usuário continua com uma boa experiência na navegação e tem acesso a todo conteúdo. Por exemplo, uma academia que apenas quer disponibilizar informações sobre a mesma, planos e horário de atendimento, pode utilizar o site responsivo.
Mas se você deseja disponibilizar alertas aos seus usuários, serviços, ofertas, planos de treinos personalizados e outras funcionalidades, o aplicativo trará a melhor experiência ao usuário e tem o investimento justificado.
Muitas empresas lançam aplicativos sem um benefício claro para o usuário e não conseguem um engajamento de seus clientes. Com isto o número de downloads do aplicativo é baixo, os clientes não voltam a utilizar, não retornam ao site de sua empresa e não divulgam o aplicativo ou a marca da empresa. Antes de desenvolver um aplicativo é importante analisar as funcionalidades que estarão disponíveis ao cliente e se estas trazem um benefício claro. Caso contrário, é importante considerar uma melhoria ou desenvolvimento de um site responsivo.
com informações : esauce
Comentários
Postar um comentário